Localizada na região oeste da capital de São Paulo, a Vila Madalena é um bairro considerado de classe alta. Considerado hoje em dia, como um bairro boêmio reconhecido assim, desde os anos 70, quando estudantes da universidade da USP com menos condições de pagar moradias para
estudar próximos a elas, construíram o bairro a partir de sua chegada.
Apesar de o bairro ser conhecido por volta de 1970, suas origens começaram bem antes. No século XIX a vila era conhecida como o Sítio do Buraco que era propriedade de um fazendeiro e de suas 3 filhas: Ida, Beatriz e Madalena (raiz do nome “Vila Madalena”) onde cada filha desse fazendeiro colocou seu nome em seu terreno (das quais virariam vilas de São Paulo). Já no século XX, a Vila Madalena era conhecida como Vila dos Farrapos, pois em meados do ano de 1910, começou a ser povoado por famílias produtoras de leite e verduras que com uma questão de tempo surgiram botecos e campinhos de futebol.
Por volta dos anos 30 a prefeitura sediou lotes de terra para imigrantes portugueses onde a maioria começou a trabalhar na Ligth, companhia responsável pelos bondes de São Paulo. Entre os anos 40 e 50 surgiu a Paróquia da Vila Madalena sob direção pelo padre Olavo Pezzotti que além de comandar a obra da paróquia ele fez projetos sociais e comandou a construção da Igreja Santa Maria Madalena.
Já nos anos 70, houve a história dos estudantes da USP ficaram conhecidos como fundadores. Dessa época em diante, o bairro já considerado como classe média desenvolvia comércios, lojas, restaurantes e principalmente bares. Por volta de 1990 a Vila Madalena recebia em suas regiões casas de luxo e sua agitação noturna (da qual é conhecida até hoje).
Atualmente o bairro é considerado de classe alta, tomada hoje por trabalhadores de escritório em vez de estudantes de classe baixa e, há sempre eventos artísticos, gastronômicos, musicais, entre outros (principalmente noturnos) que sempre despertam curiosidades e agitação nas pessoas.
(Bibliogria: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Madalena http://www.encontravilamadalena.com.br/vila-madalena/historia-da-vila-madalena.shtm http://vilamadalena.wordpress.com/historietas/ )
Nenhum comentário:
Postar um comentário